MBC defende “institucionalizar” ideia de jogo histórica do Inter
08/12/2021
Gestões do Clube devem respeitar, na busca de treinador e na formação do elenco, estilo de futebol competitivo dos times vencedores: força, técnica e ofensividade.
O SC Internacional construiu, ao longo de sua história, uma tradição de futebol, um estilo de jogo, combinando jogadores aguerridos e técnicos, times com marcação forte e ofensividade. Assim foi forjada a Academia do Povo. Assim marcou época o Rolo Compressor nos anos 40 e 50. Assim o Colorado de Falcão e cia encantou o Brasil nos anos 70. Na conquista do Mundial de Clubes, contra o poderoso Barcelona, o Inter fez jus à tradição. O time de Fernandão, Iarley e Adriano Gabiru soube marcar, mas também buscou atacar o respeitado adversário durante todo o jogo, criando chances, que acabaram resultando no gol da maior conquista do clube até aqui.
O Movimento Bandeira Colorada (MBC) entende que essa história e esse estilo de jogo competitivo e vencedor precisam ser eternizados no Estatuto do Clube. Deve compor a diretriz de trabalho da atual e futuras gestões, na contratação de comissões técnicas e na formação dos elencos. Para o MBC, os fundamentos da "Política de Futebol" devem ser do clube, permanentes, institucionalizados, e não somente dos gestores. E esses fundamentos, entra ano sai ano, devem ser de futebol competitivo e de busca incessante e compactada do gol adversário.
Ainda que diferentes jogos possam exigir diferentes estratégias, jogar para não perder ou deliberadamente “negociar com o empate” devem ser consideradas, além de desrespeito ao torcedor, transgressões estatutárias. A mudança de atitude precisa começar fora do campo. E exige seriedade.
A proposta, ora reforçada, foi protocolada formalmente pelo Bandeira Colorada junto aos Órgãos do SCI, no dia 05 de outubro de 2021. No mesmo ofício, o MBC sugere mais quatro iniciativas do seu Programa de Trabalho que podem contribuir com o fortalecimento do Clube. Dentre elas, a instalação de “Câmaras de Participação Temáticas”, abertas à contribuição voluntária e ativa dos associados, que emprestariam suas expertises para a proposição de soluções práticas e ferramentas/processos inovadores voltados a subsidiar a administração das diversas áreas do SCI, mantendo o Inter sempre um passo adiante dos demais clubes também em democracia, inovação e gestão.
Movimento Bandeira Colorada
O Inter é a nossa bandeira!