BandeiraColorada.png

O INTER Pode Mais com a Participação das Coloradas e dos Colorados

06/10/2021

 

O Movimento Bandeira Colorada encaminhou ao Conselho de Gestão e ao Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional, nesta data (05/10), cinco propostas que o movimento considera prioritárias para o momento atual do nosso SCI. A iniciativa é fruto do diálogo fecundo, experimentado por ocasião da atividade que celebrou o primeiro ano de fundação do MBC, em 18 de agosto de 2021, com o painel “Colorado: cenário atual e perspectivas”. Ao revisitar e debater as diretrizes do conteúdo programático do movimento, destacamos questões que merecem, no entendimento deste coletivo, particular atenção no processo de renovação ora em curso. São aquelas que seguem:

 

1) Definir, construir e institucionalizar a POLÍTICA DE FUTEBOL do Sport Club Internacional, para que os representantes eleitos pautem sempre suas decisões respeitando a tradição e a cultura de futebol do Inter, afastando os elementos subjetivos e/ou pessoais, conforme preceitua o Estatuto do S.C. Internacional. A busca da excelência no desenvolvimento das atividades do Colorado requer a construção de projetos institucionais que ultrapassem a abrangência das gestões, respeitando, por exemplo, o estilo de jogo ofensivo e ao mesmo tempo aguerrido que marca nossa história. Avançamos em questões relacionadas à Administração, alguns passos foram dados na gestão do futebol. O Inter pode e necessita mais. Um projeto institucional requer a participação dos diferentes órgãos na sua construção e, em respeito à democracia, a participação, mesmo que consultiva, das coloradas e dos colorados interessados que não atuam diretamente na vida política do Clube.

 

2) Qualificar o relacionamento e estimular a participação do quadro social, fazendo uso da ÁREA DO SÓCIO, com a disponibilização, por exemplo, das informações do Portal da Transparência, para que o associado possa, dentre outros temas, acompanhar o desenvolvimento das atividades do Clube. Sabemos do avanço recente, com a disponibilização de link para assistir às reuniões do Conselho Deliberativo por ocasião das reuniões ordinárias e extraordinárias. Excetuado este avanço, o espaço é reduzido a informações cadastrais, financeiras e aquisição de ingressos. Destacamos, ainda, a importância de criar espaço para a participação do quadro social no desenvolvimento do Clube, com instâncias de atuação - CÂMARAS DE PARTICIPAÇÃO -, à luz das experiências e/ou qualificação profissional de quem esteja disposto a participar, estimulando e gerando uma grande sinergia de corações, mentes e força de trabalho em torno do nosso Colorado.

 

3) Dar publicidade e democratizar decisões relativas aos projetos/propostas/iniciativas relacionados à manutenção, conservação e/ou realização de novas obras no COMPLEXO BEIRA-RIO. É urgente a adoção de consulta ao quadro social e à nação colorada na hipótese de projetos, como o das torres ora em discussão, que alterem significativamente a estrutura existente e impactem o patrimônio e a própria imagem da instituição. A execução de novas obras deve contemplar melhorias no acabamento das instalações, a exemplo da área explorada pela Brio, bem como daquelas áreas destinadas a acolher as excursões dos Consulados.

 

4) Trabalhar decididamente pela alteração do Estatuto, com o objetivo de incorporar a opção de vinculação das coloradas e dos colorados ao Clube do Povo como “SÓCIO-TORCEDOR”, diferenciada daquela atual - “sócio-estatutário”. Esta mudança viabilizará a ampliação do número de pessoas com laços efetivos com a Instituição que amam e admiram, com o pagamento de valor simbólico, contínuo ou periódico, a título de mera contribuição, gerando receitas extras para o desenvolvimento das atividades do Sport Club Internacional.


5) Qualificar os processos de COMUNICAÇÃO, numa lógica omnichannel e numa perspectiva 360 graus, ampliando o diálogo com o quadro social sobre o dia a dia do Clube. Para além do marketing, promover campanhas "politizadoras" para informar ao quadro social sobre as diferentes possibilidades de participação ativa na vida Institucional do Clube, disponibilizando informação sobre a sua estrutura e o seu funcionamento, bem como sobre os movimentos e/ou grupos políticos que atuam junto à Instituição.

 

O Bandeira Colorada, cuja fundação se assenta sobre o propósito de trabalhar em prol e para o fortalecimento permanente do Sport Club Internacional, manifestou sua disposição em servir aos interesses do Clube, honrando essa instituição centenária, que colocamos sempre em primeiro lugar.