PROGRAMA DE TRABALHO 2021-2026
25/10/2020
Apresentação
O Bandeira Colorada nasceu no dia 18 de agosto de 2020, fruto do diálogo de coloradas e de colorados dispostos a trabalhar em prol e para o bem do Sport Club Internacional. Por ocasião do processo de construção do Regimento Interno do Movimento, foram definidos os princípios que devem informar o desenvolvimento das atividades do Bandeira Colorada em sua missão de servir ao Clube. Novas pessoas, com novas ideias, pretendem propor novas práticas, desde o princípio, criando, assim, a possibilidade de transformar a situação atual, superando os desafios que se apresentam e promovendo a retomada da senda de vitórias.
A necessidade de transformação da realidade sinalizou para escolhas importantes:
1) A participação na segunda etapa das eleições coloradas, para a renovação de 150 cadeiras do Conselho Deliberativo, se dará com candidatura/nominata própria, com um programa de trabalho fundado nos princípios que devem orientar o trabalho do Movimento e, portanto, propositivo, inclusivo, participativo, com ênfase no respeito às diferenças;
2) A rejeição de campanha eleitoral paga, sem qualquer investimento financeiro para a divulgação da chapa e das propostas de trabalho;
3) O programa de trabalho inicial será avaliado à luz do diálogo com o quadro social e com a torcida colorada, sendo passível de revisão para melhor atender aos anseios da nação colorada.
Princípios gerais
1) Defesa apaixonada dos interesses do Sport Club Internacional;
2) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e economicidade;
3) Construção de processos democráticos, com ênfase no respeito às diferenças;
4) Inclusão e participação como critérios de ação;
5) Ação propositiva, em vista da excelência no desenvolvimento das atividades do Clube;
6) O Clube em primeiro lugar.
Programa de Trabalho - 2021-2026
Os desafios do tempo presente demandam um agir propositivo para que o Colorado possa ser vencedor dentro e fora das quatro linhas. O Movimento Bandeira Colorada, valorizando a construção de processos democráticos, com ênfase no respeito às diferenças, pretende atuar pela efetivação de propostas, reais e possíveis, para que o INTER retome o caminho das glórias e que estarão distribuídas em algumas áreas assim delimitadas: FUTEBOL E ESPORTE; GESTÃO E POLÍTICA; PATRIMÔNIO; PLANEJAMENTO, EXCELÊNCIA E INOVAÇÃO; RELACIONAMENTO SÓCIO/TORCEDOR, levando em consideração que as propostas de uma determinada área podem estar relacionadas a outras.
O Clube deve ser percebido como um todo - INTER 360 -, a compreensão do significado e do alcance de todas as iniciativas, com a inclusão e a participação do quadro social e da torcida, é condição para que superemos os limites que impedem novas conquistas. O INTER será sempre mais se o CLUBE estiver em PRIMEIRO LUGAR.
FUTEBOL E ESPORTE
- Trazer o futebol feminino para o Beira-Rio, valorizando a modalidade com a sua inserção na vida do Clube.
- Estudar a possibilidade/viabilidade da criação de departamentos de esportes olímpicos, como forma de aumentar a identificação, a vinculação e a participação de um maior número de pessoas na vida do Clube.
- Constituir um elenco/grupo/plantel qualificado de acordo com a grandeza do Clube (à altura da Instituição).
- Construir uma política de contratações do Clube, que ultrapasse gestões e mandatos e seja assumida por todos, uma política de contratações “certeiras” (precisas/cirúrgicas) atendendo, em particular, ao princípio da “economicidade”.
- Definir/construir uma política de futebol, com a delimitação de critérios/condições para relacionar/escalar os profissionais, que seja do conhecimento do quadro social/torcida.
- Priorizar a valorização das categorias de base na definição da política de futebol do Clube.
- Investir na contratação de atletas jovens (promessas) do futebol sul-americano, com eventual participação em estrutura de formação de jovens talentos em seus países de origem.
- Investir em pesquisas sobre futebol e gestão.
- Desenvolver a modalidade de futebol digital tornando o Clube referência no eSports.
GESTÃO E POLÍTICAS
- Definir uma Política de Gestão para o Clube, de modo que os gestores eleitos trabalhem em prol e para o bem do Inter dentro de limites/coordenadas que salvaguardam os interesses da Instituição. Tal perspectiva visa evitar práticas que possam trazer prejuízos ao Clube.
- Superar o discurso do profissionalismo, com a busca da excelência no desenvolvimento das atividades do Clube, que pressupõe a qualificação profissional das pessoas que ocupam funções e cargos estratégicos na Instituição.
- Qualificar o relacionamento com o quadro social fazendo uso da ÁREA DO SÓCIO, com a disponibilização das informações do Portal da Transparência, para que o quadro social possa, entre outras atividades, acompanhar o desenvolvimento das atividades do Clube.
- Promover debates políticos entre os candidatos ao Conselho de Gestão com a transmissão pelos canais de comunicação do Clube.
- Contratar profissionais com comprovada excelência.
- Avaliar e/ou rever as estruturas administrativas do Clube com vista à excelência no desenvolvimento das suas atividades, com particular atenção ao princípio da economicidade.
- Qualificar o relacionamento do Clube com os Consulados, com a construção/definição e/ou publicização de Regimento Interno do funcionamento consular, com a transparência na divulgação das informações e das ações desenvolvidas.
- Construir uma política do Clube para o relacionamento com empresários e/ou representantes de atletas que deverá ser seguida pelas Gestões.
- Definir e/ou divulgar uma/a política de distribuição de ingressos nos Consulados que contemple tanto os jogos ordinários quanto as partidas decisivas (quartas/semifinal/final), com um sistema de rodízio nas prioridades entre os próprios consulados.
- Priorizar a construção do CT, com a integração das diferentes categorias do futebol, entre a base e o profissional.
- Construir/definir e/ou divulgar um perfil para os gestores que desejem ou venham a integrar os Órgãos do Clube em vista da profissionalização e excelência no desenvolvimento do seu trabalho em prol e para o bem da Instituição Sport Club Internacional.
- Suprimir eventuais vantagens/benefícios a integrantes dos Conselhos do SCI em dias de jogos.
- Criar e desenvolver uma política de formação de lideranças no Clube com a participação de pessoas vinculadas aos diferentes grupos e/ou movimentos.
PATRIMÔNIO
- Aprimorar as instalações do Beira-Rio, estendendo o acabamento que existe na área explorada pela BRIO a todas as dependências.
- Zelar pela manutenção e conservação das áreas e espaços do Complexo Beira-Rio.
- Desenvolver propostas para ampliar a utilização do Complexo Beira-Rio.
- Criar/qualificar as estruturas existentes no Complexo Beira-Rio para acolher as excursões dos Consulados.
- Promover a remodelação ou alteração do espaço destinado ao Gigantinho, com prévia consulta ao quadro social e à nação colorada.
PLANEJAMENTO, EXCELÊNCIA E INOVAÇÃO
- Criar uma nova modalidade de vinculação ao CLUBE, o TORCEDOR DE CARTEIRINHA, com valor anual de adesão e com descontos proporcionais nos parceiros do CLUBE, prevendo modalidades de adesão com o pagamento de valores de referência e benefícios correspondentes.
- Criar a “Comissão/Coordenação de Contratações de Jogadores”, com a participação de representantes do Conselho de Gestão, do Corpo Técnico/Profissional do Futebol e do Conselho Deliberativo; (3)
- Promover uma cultura de participação e inclusão, com agir propositivo no Clube - Conselho de Gestão e Conselho Deliberativo - e no Futebol, sua atividade principal.
- Promover estudos para ampliar a venda de produtos em dias de jogos e atividades no Complexo Beira-Rio.
- Criar página específica no site do Clube ou na área do sócio para informar o quadro social e a nação colorada, em tempo real, do andamento do projeto do CT de Guaíba.
- Construir/aprimorar a política de relacionamento (do Clube e não de uma Gestão) com o quadro social e com a torcida colorada, por meio da transparência no uso de recursos de ferramentas como a do Agidesk.
- CRIAR CÂMARAS DE PARTICIPAÇÃO, vinculadas às Comissões Permanentes do Conselho Deliberativo e às Vice-Presidências do CLUBE, com o objetivo de fomentar a participação do quadro social no cuidado com a vida do Clube, à luz das suas experiências e/ou qualificação profissional.
- ALTERAR o formato de participação dos Conselheiros nas reuniões do CONSELHO DELIBERATIVO, considerando a mudança de paradigma na vida social e cultural, com o estabelecimento de critérios que contemplem, simultaneamente, as MODALIDADES PRESENCIAL e VIRTUAL, fazendo uso das novas tecnologias.
- Dar transparência às atividades do Conselho Deliberativo, divulgando as atividades realizadas e a participação dos Conselheiros, sua participação nos processos de votação e manifestações, identificando o ano de acesso e a sua vinculação política.
- Adotar o uso de tecnologia que permita identificar as votações dos Conselheiros.
RELACIONAMENTO SÓCIO/TORCEDOR
- Definir uma política de utilização dos espaços livres que respeite, por ocasião de check-in, entre outros, o percentual da contribuição da modalidade associativa, visando ampliar a taxa de ocupação, com a previsão, se necessário, de alternância entre aqueles que integram a mesma modalidade, de modo sequencial, fazendo uso de novas tecnologias.
- Criar/desenvolver um informativo mensal (clipping) a ser compartilhado com o quadro social e a torcida colorada nas redes sociais.
- Criar/qualificar a política de vantagens para o quadro social nas lojas InterSport.
- Promover e/ou qualificar campanhas de engajamento nos Consulados criando diferentes categorias - com base no número de associados, população e regiões - para que os consulados possam competir com outros de mesmo porte, com o reconhecimento do trabalho através de contrapartidas atrativas.
- Estreitar o relacionamento do Clube com o Sócio/torcedor na busca de inspiração para a inovação.
- Estreitar o relacionamento das Vice-Presidências com os colorados, em particular, a de Futebol, com a criação de um canal preferencial de comunicação.
- Promover campanhas para informar ao quadro social as diferentes possibilidades de participação na vida Institucional do Clube, disponibilizando informação sobre a sua estrutura e o seu funcionamento, com particular atenção para os atores envolvidos nos processos e a sua representação, entre elas a eleição do Conselho Deliberativo e do Conselho de Gestão, bem como de processos relativos à Reforma Estatutária.
- Inserir, no portal da transparência, informações relativas à gestão do relacionamento com as torcidas organizadas.
O nosso programa de trabalho inicial será avaliado à luz do diálogo com o quadro social e com a torcida colorada, sendo passível de revisão. Como a inclusão e a participação são princípios que assumimos na missão de servir o Clube, convidamos você a participar deste processo, contribuindo com as suas observações e/ou propostas acessando o formulário disponível no endereço que segue: https://forms.gle/h3641C2gXiguGCr78
Compromisso com o Clube e com as coloradas e os colorados
O Movimento Bandeira Colorada, à luz da sua finalidade, dos seus princípios e dos seus objetivos, assume o compromisso com o Clube, com as coloradas e com os colorados, de agir em conformidade com o presente Programa de Trabalho, para que possamos, juntos, retomar a senda de vitórias, dentro e fora de campo.
Considerada a importância do comprometimento no trabalho em prol e para o bem do Sport Club Internacional, com a participação efetiva e ativa junto aos Órgão do Clube, a atuação dos Conselheiros eleitos pelo Bandeira Colorada será acompanhada pelo próprio Movimento.
O Movimento Bandeira Colorada irá realizar reuniões mensais, com a participação das coloradas e dos colorados interessados, para prestar contas da sua atuação junto ao Clube, com informações relativas às atividades no Conselho Deliberativo, bem como a fiscalização das atividades da Gestão e a atuação pela efetivação das propostas. Nesta ocasião, em processo de diálogo, as pessoas interessadas poderão apresentar/propor novas demandas para avaliação e encaminhamentos. Como resultado da atividade, será elaborado relatório, com divulgação nos canais do Movimento.
Propomos acompanhar o desenvolvimento das atividades do Clube, ZELANDO PELOS INTERESSES DO SPORT CLUB INTERNACIONAL, aos quais todos devem servir, com a busca permanente da efetivação dos princípios que devem ser obedecidos, particularmente pelos representantes eleitos para o Conselho de Gestão e para o Conselho Deliberativo. Contamos com o teu voto para mudar a realidade do Clube e retomar a senda de vitórias, com a inclusão e a participação de coloradas e colorados. O INTER precisa de ti!
Mario Rodrigues Magalhães
Coordenador Político
Harlei Antônio Noro
Coordenador Geral