BandeiraColorada.png

Sobre o Bandeira Colorada

13/07/2022

 

O Bandeira Colorada, nascido em 18 de agosto de 2020, é um Movimento de coloradas e de colorados dispostos a trabalhar em prol e para o bem do Sport Club Internacional. Com esse propósito,  definiu-se, em Regimento Interno, os princípios que devem nortear o desenvolvimento das suas atividades na missão de servir ao Clube: (1) Defesa apaixonada dos interesses do Sport Club Internacional; (2) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e economicidade; (3) Construção de processos democráticos, com ênfase no respeito às diferenças; (4) Inclusão e participação como critérios de ação; (5) Ação propositiva, visando a excelência no desenvolvimento das atividades do Clube; (6) O Clube em primeiro lugar.

 

Novas pessoas, com novas ideias, pretendem propor novas práticas e criar, assim, a possibilidade de transformar a situação atual, superar os desafios que se apresentam e promover a retomada da senda de vitórias pelo Colorado das Glórias, orgulho do Brasil. Esta iniciativa é fundada no propósito de estabelecer uma relação de sinergia com as coloradas e os colorados de ontem e de hoje, que desejam trabalhar pelo Inter à luz dos princípios assumidos com o objetivo de lograr êxito na missão assumida. 

 

Nesse sentido, considerando os fatos, os acontecimentos e as diferentes experiências vividas por cada um de nós, desde a criação do Movimento, tudo o que toca a vida do nosso Sport Club Internacional toca a vida de cada pessoa que compartilha dos nossos princípios e do nosso propósito de servir ao Colorado.

 

Mesmo que ausentes de assentos em qualquer instância do Clube, somos associados que, ao longo dos anos, contribuímos para o sustento da Instituição e, de acordo com as possibilidades de cada um, participamos de algum modo, por vezes minimamente, da vida do Clube. 

 

Organizados como Movimento que assumiu a natureza delineada em nossos princípios, seguimos de perto as atividades dos diferentes Órgãos do Clube, em particular do Conselho Deliberativo, acompanhando a transmissão das reuniões, e de algumas Vice-Presidências com maior visibilidade, como a do Futebol e a do Relacionamento Social. Obviamente, a nossa atenção esteve voltada, por vezes, com preocupação e indignação, para o futebol, razão de ser do Colorado. 

 

Havíamos, desde o princípio, compartilhado com as Chapas inscritas para disputar o Conselho de Gestão o Programa de Trabalho do Movimento Bandeira Colorada para o período 2021-2026, construído em diálogo com as coloradas e os colorados das mais diferentes plagas. Tínhamos ciência do peso das nossas escolhas. 

 

Nascemos em um cenário de disputa, dentro e fora das quatro linhas, com sérios riscos para a Instituição. Defendemos sempre o Inter, razão do nosso amor e paixão. Bem longe de simplificar a relação ela entre política e futebol, com a mera separação, falamos da íntima relação existente entre essas realidades na vida do nosso Colorado! Falamos de democracia, reforçando a importância da efetiva participação dos diferentes atores envolvidos nos processos decisórios na vida do Clube. Não existe democracia no Clube do Povo sem inclusão. Nos propomos a trabalhar pela renovação do Clube, de forma propositiva e comprometida, com um programa de trabalho construído com a participação de coloradas e colorados. Sem alcançar o percentual necessário para integrar o Conselho Deliberativo do Clube, permanecemos atuando, com a certeza de que o Inter pertence à sua imensa torcida, que merece um clube organizado, transparente, democrático e vencedor. 

 

Não permanecemos indiferentes às experiências vividas dentro e fora de campo, manifestamos nosso desejo de um time campeão, um Clube vitorioso e uma torcida sempre mais apaixonada. A percepção e a avaliação da realidade motivaram a manifestação propositiva para que o horizonte próximo viabilizasse o algo mais, prometido pela Gestão e acalentado pela nação colorada! A cobrança pela criação de espaços de participação, como forma de inovação, é um dos desafios para avançar e retomar a senda de vitórias, estabelecendo uma relação de sinergia na defesa dos interesses da Instituição. Destacamos a importância e a urgência de tratar o futebol como política institucional, ultrapassando os limites das gestões, com a participação dos diferentes atores políticos na vida do Clube, respeitando a tradição do Sport Club Internacional. Cobramos, ainda, a efetivação dos compromissos assumidos pela Gestão e entendemos como importante prestar contas sobre o estado atual do projeto vencedor nas Eleições Coloradas em 2020. Reconhecemos a necessidade de construir processos participativos, voltados ao cuidado com a vida do Sport Club Internacional, para transformar a cultura que conduziu o Clube à experiência de uma década perdida! O movimento deve ser plural e o objetivo comum: retomar a senda de vitórias e conduzir o Colorado a novas glórias!